09 May 2010

Concessão florestal no Amazonas - quase lá.

Dentre as mais importantes iniciativas para o desenvolvimento de longo prazo do Amazonas está o manejo florestal.  Já há centenas de projetos de manejo aprovados no estado com graus variáveis de sucesso.  Entretanto, a iniciativa agora em curso, de concessão florestal para exploração sustentável, é sem dúvida um marco.

O ganho de escala e de qualidade é fator central no desenvolvimento de uma indústria madeireira na Amazônia, que a despeito do grande potencial está imersa há décadas em um ciclo de informalidade, pouca escala e baixa qualidade.  No caso em pauta, da Floresta do Maués, com mais de 430 mil hectares, todas as precauções estão sendo tomadas, desde audiências públicas nas comunidades ao inventário de espécies feito pelos técnicos mais renomados no tema, inclusive o Dr. Niro Higuchi.

Esta é uma das iniciativas que tem o potencial de reequilibrar a equação de distribuição de renda entre o interior e a capital.  Há grandes riscos sobre este reequilíbrio, especialmente ligados à intensificação do desmatamento; este é um dos caso em que ele é possível com sustentabilidade.

Esta é uma iniciativa que merece ser apoiada.  Quem sabe um dia não poderemos ter um interior pujante que não dependa da economia industrial da capital...  Parabéns à SDS.



Projeto piloto de lei será Inventário da Floresta Estadual de Maués

Reação:

1 comment:

  1. O Amazonas deveria ter mais iniciativas como essas. Esse povo precisa de um impulso para desenvolver ainda mais a economia local. Parabéns ao Governo do Amazonas.

    ReplyDelete