30 December 2009

Obrigado e Até Breve


Prezados Amigos,




Após três anos como membro da equipe do Governo do Amazonas e da Secretaria de Planejamento (SEPLAN), gostaria de comunicar a todos amigos minha mudança de volta à iniciativa privada, onde assumo novos desafios.


Sinto-me orgulhoso do trabalho na administração do Governador Eduardo Braga à frente do Governo do Amazonas e da SEPLAN, onde muitos objetivos importantes foram alcançados.  Alguns em particular destaco:

1. Implantação de ISO 9000 - temos seis órgãos com a implantação completa (Centro de Operações de Segurança Pública, Junta Comercial, Comissão de Licitações do Estado, Instituto de Pesos e Medidas, CIAMA e a própria SEPLAN).  Há outros 15 órgãos em implantação, dos quais pelo menos 10 devem ser concluídos no 1o semestre de 2010.  Dentro da SEPLAN, adquirimos um norte, com objetivos e metas claros de onde queremos chegar.

2. Treinamento - a SEPLAN assim como muitos dos principais órgãos do Governo atingiram nos últimos três anos a meta de 30 horas de treinamento por servidor por ano, em todos os escalões.  Experimentamos o treinamento do mais alto escalão na HSM Expomanagement, onde novas idéias brotaram e algumas mentes se abriram.  Há ainda muita conscientização pela frente, mas uma semente está plantada.


3. Sistema de indicadores e-Siga - o Governo do Amazonas hoje conta com um moderno sistema de indicadores (www.e-siga.am.gov.br, visite) que é essencial para a boa gestão do Governo.  São mais de 5 mil indicadores de todas as áreas.  Como dizia o mestre Peter Drucker, apenas podemos administrar aquilo que podemos medir.


4. Recrutamento profissional - mesmo em funções de confiança, recrutamentos hoje para todos os cargos abertos são feitos de forma pública e em diversos órgãos na busca do melhor profissional.  Os resultados são extraordinários.


5. Relações internacionais - com o estabelecimento de uma Secretaria Adjunta, o Amazonas começa a formar uma postura proativa no cenário internacional, com especial foco na defesa dos interesses do estado no que diz respeito à remuneração da Amazônia por conservação.  O ponto alto foi Copenhagen, onde apesar do fracasso do evento, o tema de florestas teve grande destaque.  Dentro do tema, o Amazonas é reconhecido como líder, conforme aclamação na liderança do Governor's Climate & Forests Task Force, no Forest Day 3 e no evento do Avoided Deforestation Partners.


6. Fundação Amazonas Sustentável - Dentro do contexto de relações internacionais, também participamos da concepção e estabelecimento da Fundação Amazonas Sustentável, frente importante de uma política econômico-ambiental, e em especial da parceria com o Marriott para a criação do projeto Juma, referência mundial de projetos REDD.


7. Implantação da gestão baseada em valores - a SEPLAN hoje tem quatro valores claramente definidos e que norteiam as ações em todos os níveis - transparência, respeito, produtividade e bons serviços.  Sua aplicação tem se mostrado útil não só no processo de decisão mas também na busca individual de sermos seres humanos melhores.


8. Copa 2014 - é desnecessário mencionar a importância da seleção de Manaus para subsede da Copa.  As implicações são inúmeras: teremos um novo aeroporto, melhorias significativas de mobilidade urbana com metrô, uma nova arena, o Museu da Amazônia, dentre muitas outras melhorias.  A SEPLAN conduziu o planejamento da candidatura de Manaus, pelo qual deve se orgulhar.


9. Regularização fundiária - em conjunto com a equipe do ex-Ministro Mangabeira, tivemos a oportunidade de intensificar os esforços para regularizar a situação fundiária na Amazônia.  Este é um passo essencial tanto na contenção de ilícitos ambientais quanto no desenvolvimento econômico.  A regularização permite o acúmulo de riqueza no interior da Amazônia, pré-condição para a sustentabilidade.


10. Desburocratização de processos e e-Governo: vários serviços da SEPLAN e de outras secretarias foram simplicados e transformados para prestação via internet.  Alguns exemplos incluem a recepção de projetos econômicos para incentivar novas indústrias, a aprovação de projetos de informática no Governo e a compilação de notícias diárias (visite o site da SEPLAN para saber mais).


Outros projetos a destacar incluem melhorias na cobertura aérea do Amazonas (tanto internacional quanto interna), esforços pela proteção da Zona Franca (reforma tributária, PPBs, enfrentamento da crise, incentivos da SUDAM), o projeto Amazonas Digital (oferecendo internet wi-fi livre no interior do estado), atração de novos investimentos ao Amazonas, o Distrito da Micro e Pequena Empresa (DIMPE), o enfrentamento da crise e da queda de arrecadação.


Foram três anos de tremendos desafios.  O aprendizado acumulado neste período é o principal legado que levo, em conjunto com as novas amizades estabelecidas e velhas amizades aprofundadas.


Gostaria na oportunidade de agradecer ao Governador Eduardo Braga, pela confiança depositada em mim e na SEPLAN, proporcionando-nos liderança e apoio constante.  Divido com ele a felicidade das conquistas enumeradas acima e a eterna insatisfação de saber que poderíamos ter feito mais.  À equipe da SEPLAN, que fez companhia no caminho, corrigiu o rumo quando necessário e ofereceu proteção que nos fez sentir gigantes.  A meus pais Ilko e Nora sempre orgulhosos, minha avó Mery sempre com seu pensamento positivo e meus sobrinhos Samuel e Eli, fonte inesgotável de alegria.  Ao meu avô Samuel, cuja influência fez contribuir ao desenvolvimento da Amazônia uma obrigação moral.  Fico feliz de poder reter consciência limpa e bom nome.


Continuo em Manaus, a partir de agora como diretor financeiro da Bemol e Fogás, de onde espero continuar contribuindo para o desenvolvimento da Amazônia.  Retenho algumas responsabilidades públicas na posição de conselheiro da Fundação Amazonas Sustentável (FAS, fas-amazonas.org), Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM), do Museu da Amazônia (museudaamazonia.org.br) e da instituição que irá conduzir o planejamento da recepção da Copa de 2014 em Manaus.  Espero manter contato com todos -- sempre disponível ao e-mail (denis.minev@gmail.com), Facebook (facebook.com/minev), Orkut, Twitter (dminev) ou neste blog.


Desejo-lhes um 2010 próspero e com saúde.


Denis Benchimol Minev
Reação:

16 comments:

  1. Parabens pelos objetivos alcançados e que os efeitos de sua participação, principalmente os valores e metas, sejam duradouros.

    ReplyDelete
  2. Denis. Parabéns pela contribuição que você deu enquanto Secretário de Estado. Tenho certeza que o seu sucesso de seus feitos à frente da Secretaria, e agora, novamente à frente de suas empresas, irão contribuir, como já contribuem, para um Estado melhor, dinâmico e preocupado com a nossa terra. Sucesso. Luiz Negro (luiz.negro@inpa.gov.br)

    ReplyDelete
  3. Parabéns!
    "Consciência limpa e bom nome" vêm se tornando, infelizmente, artigos raros na administração do bem público.
    Sucesso na nova empreitada!

    Laisa Moreira de Assis (@Lassix)

    ReplyDelete
  4. Sempre escutei meu chefe falar orgulhosamente de vc. Nos vimos algumas vezes nos eventos que a SEC (meu local de trabalho)realiza, mas nunca nos cumprimentamos, somos amigos virtuais, mas la de longe, espreitando as noticias, sempre tive orgulho pelo amazonense/brasileiro que vc. é...corajoso, ético,lutador, enfim...valores pouco conhecidos por algumas gerações. Parabéns pelo belo trabalho realizado, pela resposta á modernização da gestão pública e pela continuidade no legado de ser um grande cidadão brasileiro com uma enorme contribuição ao nosso EStado! Não podemos lamentar a sua saida, mas agradecer pela oportunidade que vc. nos deu em fazer parte deste momento na história do Amazonas! Obrigada Denis e muita sorte no retorno á sua casa.
    Abraço
    Cléia Viana

    ReplyDelete
  5. Prezado Denis

    Como cidadão, agradeço pela sua breve porem proficuo gestão como secretário integrante da equipe do Governo Braga. Sobretudo pela condução de temas conjunturais e estruturais que afetarão positivamente o futuro da nossa terra. Sei que o Governador Eduardo Braga sente-se orgulhoso por te-lo tido como colaborador e que poderá continuar contando com a sua prestimosa e inteligente colaboração mesmo fora da SEPLAN. Rogo que continues a insistir em propostas que nos conduzam - todos os amazonenses para uma sociedade justa e de elevado padrão de vida. Desejo que tenhas sucesso nesse seu retorno aa iniciativa privada, incluindo aí crescimento empresarial e geração de emprego e renda para o nosso povo. Um forte abraço e faço votos de que tenhas esta década que se inicia plena de boas e duradouras realizações.
    Lucio Rabelo e Mara Lima. lucio.rabelo@uol.com.br

    ReplyDelete
  6. Caro Denis,
    Parabéns pelo seu trabalho na SEPLAN. Acredito que todo nós devemos dar a nossa parcela de contribuição no processo de desenvolvimento da nossa sociedade. E os projetos geridos por você e sua equipe demonstram isso.
    Ter a consciência limpa e um bom nome são outros dois grandes ingredientes necessários à gestão pública, como você bem destacou. Concordo com você. E parabenizo por você ter se mantido assim. Muitos assumem posições em governos e sucumbem ao "lado negro da força".
    Boa sorte nos novos projetos!
    Um grande abraço
    Max Cohen

    ReplyDelete
  7. Prezado Denis,

    Tive o privilégio de acompanhar e aplaudir o seu trablho na SEPLAN. Registro o respeito e liderança que conquitou nos contatos em Brasília e Organismos Internacionais. Tenho certeza de que independente da função de Estado, seguirá sendo uma interlocução forte para os assuntos da Amazõnia e competividade do País. Aceite minha reverência e o meu abraço.
    Rincon

    ReplyDelete
  8. Meu estimado amigo,

    Muitos parabéns! Você, como de costume, supera expectativas e entrega resultados com níveis de excelência como nenhum outro. De nossa geração, és um expoente em inteligência, sabedoria, liderança e humildade. Que Deus te preserve assim e te permita muitas outras oportunidades de contribuir com tuas elevadas qualidades em benefício dos menos afortunados e em apoio ao desenvolvimento de nossa terra. Na jornada da vida, és ainda um jovem e ainda tens tão mais pela frente. Espero que de uma forma ou outra eu o acompanhe, mesmo à distância, e fique sabendo de teus grandes feitos. É um grande prazer e honra tê-lo como amigo. Obrigado por tudo.

    Um sincero abraço,

    Rodrigo Han

    ReplyDelete
  9. Prezado Denis, parabéns pelo exercício da atividade de Secretário de Estado do Amazonas e não apenas secretário do governador. Fez sua parte e bem feita, pois acompanhei de perto este três anos da sua gestão. Infelizmente não pude contribuir muito pessoalmente em virtude de situações que você conhece melhor do que eu. Mas estou a sua disposição também na vida empresarial, pois também sou empresário na área de TI e parceiro forte da Microsoft há mais de 20 anos. Gostaria de manter contato permanente. Abraços...D´us continue te abençoando. Professor Jorge Vanzuit.

    ReplyDelete
  10. Prezado amigo,

    Foi um imenso prazer ter tido oportunidade de conviver com você nestes últimos anos. Aprendi a admirar seu jeito sereno, sua capacidade de raciocínio e sua dedicação. Desejo-lhe todo sucesso em sua nova empreitada, na certeza de que Deus estará novamente iluminando seus passos.

    Um grande abraço,

    Alexander Maia - Governo de Mato Grosso

    ReplyDelete
  11. Olá Denis,

    Em primeiro lugar parabéns pelas realizações frente à SEPLAN, o Amazonas e o seu povo agradecem o grande trabalho que você e sua equipe realizaram. Estive pensando e mesmo sem conhecê-lo imagino que pela sua ética, transparência e honestidade você não deve ter interesses políticos e isso me deixa um pouco triste pois é de homens como você que nosso Estado e até nosso País precisam para avançar. Espero estar enganado, assim não terei que me contentar em ser governado por pessoas como a grande maioria de nossos representantes políticos de hoje, os quais nos fazem não ter tantas esperanças no futuro ao olharmos para nossa Câmara de vereadores (por exemplo) e vermos figuras que não vale nem à pena citar.
    Grande Abraço!

    ReplyDelete
  12. Meus parabens Denis Minev pela importante contribuição que deu ao Estado do Amazonas, pelo seu dinamico trabalho. Creio que voce deva retornar a vida pública porque precisamos de pessoas dignas, competentes e empreendedoras como você.
    Carlos Araujo

    ReplyDelete
  13. Parabéns Denis,

    Quando entrei no Colégio Militar ainda muito menino sentia um orgulho enorme de ter um membro de nossa comunidade brilhando como "coronel aluno". E se naquela época você já era uma grande inspiração para todos nós, deve imaginar o que suas conquistas atuais representam para toda a juventude da comunidade judaica. Concordo com os comentários anteriores e espero que um dia você possa retornar para a vida pública, para a felicidade de todos que querem ver grandes administradores conduzindo as políticas públicas com o profissionalismo da iniciativa privada.

    Fernando A Oliveira
    Banco do Brasil

    ReplyDelete
  14. Ola Denis,
    Estive acompanhando voce nessa gestao, e tive a felicidade de conhece-lo antes da vida publica quando ainda eramos professores no ISAE. Desde la percebi que existia um brilho na sua atitude, e que para minha felicidade e de tantos outros que vivem no Amazonas (Amazonenses e nao amazonenses como eu) voce esteve a frente da SEPLAN, e serve de exemplo nao somente para mim mas para muitos como modelo de gestor publico e privado. Desejo que voce brilhe nos seus novos desafios e pode ter certeza que a semente plantada crescera, pois mais jovens como nos saberao a importancia de termos pessoas como voce gerindo o governo!! conte comigo e como amigo para apoia-lo nos seus projetos!! um forte abraco e que Deus acompanhe sempre voce e sua familia!
    Rubenson Chaves e familia!!

    ReplyDelete
  15. Prezado Denis,

    Confesso que, com certo pesar, leio esta notícia. No entanto, acredito que tenha tomado a decisão certa para sua vida. De coração, espero que seu sucessor venha com a mesma disposição em continuar com o belíssimo trabalho que você realizou enquanto "O" Secretário de Estado de Planejamento. Que Deus o abençoe em sua nova jornada.

    Léia Neri
    Diretora de Projetos e Gestão - SEJUS/AM

    ReplyDelete
  16. Prezado Dr Denis,

    Parabéns pela brilhante condução da SEPLAN neste período.

    Sua experiência, inteligência, cultura e dinamismo foram preponderantes para implementar significativas mudanças no órgão, que sem dúvida, muito contribuíram tanto para a iniciativa pública quanto para a privada.

    Desejo-lhe sucesso nesta nova etapa e que Deus esteja sempre a lhe iluminar o caminho.

    Cláudia Lopes Bernardino
    Advogada
    Sócia DD&L Associados

    ReplyDelete