14 December 2009

Amazonas - 2o Dia em Copenhagen

O Amazonas teve um longo segundo dia em Copenhagen.  Iniciou com um breve encontro com a Ministra Dilma Rouseff, líder da delegação brasileira aqui, para atualizar o estado do andamento das negociações a respeito de florestas.

Em seguida reunião com WWF (com o presidente Carter Roberts), seguida de reunião com a Conservation International (com o presidente Russ Mittlemeyer).  Em ambas os tópicos foram desde a ampliação de áreas protegidas no Amazonas às metodologia de cálculo para remuneração de florestas preservadas dentro do REDD.

Após as duas reuniões e um breve almoço, foi realizado o encontro dos governadores da Amazônia, que contou com a presença de seis governadores.  Apresentou-se uma posição conjunta, que foi apoiada tanto pela ala científica (Steven Schwartzman e Thomas Lovejoy) quanto pela ala política (Ministro Minc encerrou o evento com seu apoio formal).

Por último, efetuou-se em conjunto com o Marriott, no Marriott de Copenhagen, um grande evento de apresentação do projeto Juma - Marriott - FAS, tido como exemplo de como o REDD pode ser implementado com conservação florestal e melhorias nas condições de vida simultaneamente.  Aproximadamente duzentos delegados da conferência acompanharam a apresentação.

Em termos das negociações oficiais, apesar de alguns pontos ainda de discussão acirrada, todos os negociadores consideram provável a inclusão de florestas no acordo que seguem o protocolo de Kyoto.  Há muito otimismo nas delegações de países florestais, desde Filipinas e Indonésia a Congo e Costa Rica.  Que não se cante vitória antes do tempo, mas uma mistura de entusiasmo com ansiedade é inevitável.
Reação:

0 comentários:

Post a Comment