14 March 2009

Obama em Manaus - Especulação?

As relações internacionais do Amazonas têm apontado fortemente para o norte.  Recentes ocorrências incluem as seguintes visitas a Manaus: 
  • Líder Maior Militar dos EUA, Almirante Mike Mullen, 
  • Dez vice-ministros canadenses, incluíndo pastas como Saúde, Meio Ambiente, Relações Externas, Agricultura e Defesa.
  • Negociadores de temas climáticos da Califórnia.
  • Diversas visitas do Embaixador dos EUA, inclusive ao festival de Parintins.
  • Vice-presidente do Banco Inter-Americano de Desenvolvimento e o principal representante dos EUA no banco.
  • Várias visitas de líderes do Banco Mundial, num processo de estreitamento de relações do Amazonas com o banco, maioria dos quais tem sido norte-americanos.
Além disso, o estreitamento de relacionamento inclui a ida do Governador do Amazonas aos EUA, com especial destaque à assinatura do Amazonas com o Estado da Califórnia de acordo de cooperação em busca de mitigar o aquecimento global e preservar florestas tropicais.  

Em meio a este contexto, surge na mídia norte-americana a especulação de que o Presidente Obama viria a Manaus em sua primeira visita à América do Sul.  Faria a visita sob recomendação de seu principal conselheiro de segurança, James Jones.  Vide link no site do Governo dos EUA:

Por enquato é apenas especulação, mas seria definitivamente um coroamento a uma política ambiental que reduziu o desmatamento no Amazonas de mais de 1,5 mil km2 em 2003 para menos de 500 km2 em 2008.
Reação:

0 comentários:

Post a Comment